Estudo bíblico sobre o livro de Tiago

Olá amigos(as),

 

Já estamos na reta final para terminar de estudar os livros do Novo Testamento. Faltam apenas 4. E hoje quero compartilhar com vcs sobre o livro de Tiago.

 

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Vamos então ao que nos interessa: estudar quem escreveu o livro, data em que foi escrito, propósitos e temas principais.

 

Quem escreveu o livro de Tiago?

 

O livro de Tiago é um livro tão complicado como o livro de Hebreus. Existem várias disputas teológicas sobre este livro.

Lendo o primeiro versículo do livro descobrimos o nome do autor do livro. Vou compartilhar com vcs o primeiro versículo em português, espanhol, inglês, ortodoxo judeu, italiano para ver os diferentes nomes do autor do livro:

“1 Tiago, servo[a] de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.” Tiago 1:1

“1 JACOBO, siervo de Dios y del Señor Jesucristo, á las doce tribus que están esparcidas, salud.” Santiago 1:1 Reina-Valera Antigua (RVA)

“1 Santiago, siervo de Dios y del Señor Jesucristo, a las doce tribus que se hallan dispersas por el mundo: Saludos.” Santiago 1:1 Nueva Versión Internacional (NVI)

“1 James, a servant of God and of the Lord Jesus Christ,To the twelve tribes scattered among the nations: Greetings. James 1:1 NIV

“1 Giacomo, servo di Dio e del Signore Gesù Cristo, alle dodici tribù che sono disperse nel mondo: salute.”  Giacomo 1:1 Nuova Riveduta 2006 (NR2006)

“1 Iacobus Dei et Domini nostri Iesu Christi servus duodecim tribubus quae sunt in dispersione salutem” Iacobi 1:1 Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

“1 Ya’akov, eved (servant) of Hashem and of Rebbe, Melech HaMoshiach Adoneinu Yehoshua; To the Shneym Asar HaShevatim (Twelve Tribes) in the Golus, Shalom! [DEVARIM 32:26]” Yaakov 1:1 Orthodox Jewish Bible (OJB)

 

Em português conhecemos o livro como Tiago, mas em outros idiomas temos outras traduções para esse nome, como James, Jacobo, Santiago, Giacomo, Iacobus.

Em espanhol existem duas traduções para o mesmo nome: Jacobo e Santiago. Em português temos entendido que Tiago e Jacó se derivam do mesmo nome em hebraico.

Então, quem seria o autor desse livro?

Os teólogos suspeitam que a autoria do livro poderia recair sobre alguns Tiagos conhecidos no Novo Testamento, vejamos:

 

  • Tiago filho de Zebedeu, um dos 12 discípulos de Jesus

 

Esse Tiago seria  irmão do apóstolo João, o qual teve sua morte registrada no livro de Atos, por Herodes Agripa I, Rei da Judeia, por volta de 44 D.C. em Jerusalém.

“13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos: 14 Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; 15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.” Lucas 6:13-20  

“21 Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,” Mateus 4:21

“2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” Atos 12:2 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

A maioria dos teólogos rejeita essa suposição devido a sua morte, o que o impediria de escrever sobre os temas abordados em sua carta. Portanto, fica eliminado Tiago filho de Zebedeu como autor desse livro.

 

Bom, como o título do livro leva o nome de Tiago, isso significa que naquela época o simples nome Tiago seria suficiente para que os destinatários reconhecessem o autor.

 

Assim, devemos supor que o autor do livro deveria ser uma pessoa importante na igreja cristã da época. E as pessoas mais importantes da época eram os apóstolos.

 

Portanto, levando isso em consideração os possíveis Tiago, seriam o apóstolo Filho de Alfeu, e o irmão de Jesus.

 

  • Tiago, filho de Alfeu, um dos doze discípulos de Jesus

 

Esse Tiago conhecido como filho de Alfeu é encontrado na biblia nas seguintes passagens:

“10 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos[a] e curar todas as doenças e enfermidades. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.” Mateus 10:1-5

“13 Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.” Atos 1:13

 

Alguns rejeitam a suposta autoria de Tiago o apóstolo, porque dizem que ele se foi a Espanha e Portugal como missionário e depois foi martirizado na Palestina quando de seu regresso. Dizem que atualmente está sepultado em Espanha em Santiago da Compostela.

 

  • Tiago, irmão de Jesus

 

Sim, Jesus tinha irmãos e irmãs….

Vejamos o que diz a bíblia:

“53 Tendo terminado de contar essas parábolas, Jesus saiu dali. 54 Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? 55 Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56 Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?””  Mateus 13:53-56

 

Algumas religiões tentam desmentir esse fato, dizendo que a palavra usada em grego nesse texto se refere a palavra “primo”. Mas isso não é verdade.

Em grego a palavra primo é “anepsios”, e essa palavra é encontrada em Colossenses 4:10, vejamos:

“10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.” Colossenses 4:10

 

Mas o grau de parentesco descrito no trecho de Mateus 13:53-56 se trata de irmãos, pois no grego essa palavra é “adelphos”, que significa irmão de sangue, filho de um mesmo pai e mãe. Portanto, Maria teve filhos e filhas com José, os quais eram irmãos de Jesus.

Preciso é esclarecer que os irmãos de Jesus não creram nele enquanto ele estava ministrando na terra, conforme podemos observar de um trecho no evangelho de João.

“2 Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas[a], 3 os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. 4 Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. 5 Pois nem os seus irmãos criam nele. 6 Então Jesus lhes disse: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.”  João 7:2-6

 

Mas essa incredulidade por parte dos irmãos mudou depois da morte e ressurreição de Jesus. Não obstante a incredulidade dos seus irmãos, Jesus tinha planos para eles, e depois de ressurreto apareceu para seu irmão Tiago, vejamos:

“3 Pois o que primeiramente[a] lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;” 1 Coríntios 15:3-7

 

Tiago passou a ser o líder da igreja em Jerusalém e uma autoridade muito importante em todas as igrejas, sendo considerado um apóstolo. Tiago enviou a Paulo e a Barnabé em missão, Tiago era considerado apóstolo por Paulo, Quando Pedro saiu da prisão pediu para avisar a Tiago, Tiago era líder em Jerusalém, Tiago realizou o primeiro Concilio da igreja registrado em Atos 15, confira:

“18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias. 19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.” Gálatas 1:18-20

 “9 Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro[a] e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.” Gálatas 2:9

 “12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.”  Gálatas 2:12

 “17 Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: “Contem isso a Tiago e aos irmãos”. Então saiu e foi para outro lugar.” Atos 12:17

 “13 Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me.” Atos 15:13

 “18 No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes.” Atos 21:18

 

A maioria dos teólogos concordam que Tiago o irmão de Jesus tenha escrito o livro, porque ele era maior autoridade na igreja primitiva, muito mais que o Tiago, filho de Alfeu. Tiago o irmão de Jesus como já escrevi acima era o líder da igreja primitiva em Jerusalém, ele enviava missionários e fez o primeiro concílio da igreja, demonstrando assim, sua posição de destaque na igreja.

Além disso, desde o século III essa carta tem sido designada como de autoria de Tiago, o irmão de Jesus. Orígenes foi o primeiro a dar a conhecer o livro, o primeiro a publicitar o livro, e o primeiro a dizer que o autor foi Tiago o irmão de Jesus.

Logo, preciso é esclarecer que a bíblia não deixa claro qual Tiago tenha sido o autor desse livro. Portanto, não podemos afirmar com certeza absoluta quem é o autor.

Mas podemos estudar os pós e contra a autoria de Tiago, o irmão de Jesus:

 

  • Teorias em contra a autoria de Tiago (irmão de Jesus)

 

Idioma grego alto estilo:

A principal teoria em contra a autoria do irmão de Jesus se fundamenta no idioma usado pelo autor. O autor do livro escreveu em grego de alto estilo, o qual só perde para o grego utilizado no livro de Hebreus.

O livro apresenta várias formas literárias clássicas do grego, como a “diatribe”, e também “ panfleto perenético”.

A diatribe é conhecida como um método de retórica que incluiu perguntas que o próprio autor passa a responder.

O panfleto perenético se trata de um estilo literário onde o autor escreve uma fileira de exortações e conselhos.

Seria difícil supor que os irmãos de Jesus e os discípulos galileus tivessem sido instruído em um grego superior.

Por isso, alguns teólogos vão em contra a autoria de Tiago, irmão de Jesus, porque pelo idioma utilizado parece que o autor tenha sido um homem instruído em grego, conhecedor da tradição helenista.

 

Menção de Jesus apenas 2x

Como o próprio irmão de Jesus o mencionaria apenas 2x em todo o livro (Tiago 1:1 e Tiago 2:1).

Se supõe que como irmão do Messias o autor, deveria ter mais anedotas e mais coisas para falar sobre Jesus.

 

Livro foi reconhecido apenas no século III

Como um livro escrito pelo irmão de Jesus poderia ter ficado tanto tempo em incógnita, e somente tenha sido mencionado por Orígenes, já no século III. Essa é uma das causas pelas quais alguns teólogos rejeitam a autoria por parte de Tiago, irmão de Jesus.

 

 

  • Teorias em favor da autoria de Tiago, irmão de Jesus

 

Conhecimento geográfico do autor referente a região da palestina

 

O autor descreve sobre a vida na região da palestina, vida a beira mar, frutos, fonte de água, chuva, estio, o que se supõe ser uma pessoa que viveu aí, vejamos alguns versículos:

“6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Tiago 1:6

“12 Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.” Tiago 3:12

 

“7 Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.” Tiago 5:7

 

Similitudes entre o livro de Tiago e o sermão do monte

 

Vejamos tabela abaixo com os paralelos entre o livro de Tiago e o Sermão do Monte:

 

Tema Tiago Jesus
Problemas e perseguição Tiago 1:2 Mateus 5:12
Perfeição Tiago 1:4 Mateus 5:48
Pedir e dar-se-vos-a Tiago 1:5 Mateus 7:7
A benção aos pobres e humildes Tiago 1:9 Mateus 5:3
Os tesouros do rico Tiago 1:11 Mateus 6:19
A tentação Tiago 1:13 Mateus 7:13
Ira Tiago 1:20 Mateus 5:22
Colocar em ação a palavra de deus Tiago 1:22 Mateus 7:24
A regra de ouro Tiago 2:8 Mateus  7:12
Lei de Moises Tiago 2:10 Mateus 5:17
Perdoar e ser perdoado Tiago  2:13 Mateus 6:15
Fe visível em obras Tiago 2:18 Mateus 5:16
Salvação por fé e não por obras Tiago 2:24 Mateus 7:21
Frutos Tiago 3:11-12 Mateus 7:16
Bem aventurados os que perseguem paz Tiago 3:18 Mateus 5:9
Matar Tiago 4:2 Mateus 5:21
Servir a dois senhores Tiago 4:4 Mateus 6:24
Bem aventurados os que choram Tiago 4:9 Mateus 5:4
Julgar o próximo Tiago 4:11 Mateus 7:1-2
Tesouros na terra e no céu Tiago 5:2 Mateus 6:19
Não jurar Tiago 5:12 Mateus 5:34-35
Sim é sim Tiago 5:12 Mateus 5:37
Orar assim Tiago 5:13 Mateus 6:9

 

Seguia corrente legalista:

 

Tiago o irmão de Jesus era líder da igreja em Jerusalém e seguia uma linha mais legalista, como podemos averiguar dos textos:

“9 Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro[a] e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.” Gálatas 2:9

 “12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.”  Gálatas 2:12

 

Também sabemos isso analisando os textos em comum com o VT, que dizem respeito a lei, vejamos quadro comparativo:

 

Citações da Lei Mosaica Citações livro Tiago
Levítico 19:18

 

18 “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

 

Tiago 2:8

 

8 Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”[a], estarão agindo corretamente.

 

Levítico 19:15

 

15 “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.

 

Tiago 2:9

 

9 Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

 

Êxodo 20:13-14

 

“13 “Não matarás.

14 “Não adulterarás.”

 

Tiago 2:11

 

11 Pois aquele que disse: “Não adulterarás”[a], também disse: “Não matarás”[b]. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei.

 

 

 

Observando esse quadro comparativo verifica-se a tendência do autor em valorizar a Lei Mosaica. Cumpre ressaltar que Tiago cita somente a Lei Mosaica no que tange seu aspecto moral, ficando em total silêncio com referência a circuncisão e outros ritos.

 

O livro de Tiago se assemelha muito aos documentos judaicos

 

De acordo com alguns teólogos o livro de Tiago se assemelha a documentos judaicos, tais como provérbios, Eclesiastes, Sabedoria de Ben Siraque, Testamento dos Doze patriarcas e outros.

Além disso, o livro tem muitas similaridades linguísticas com os escritos de Filo. De alguma maneira o autor do livro estava familiarizado com essas obras.

 

O livro de Tiago cita vários textos do Velho Testamento

 

 

Tiago Antigo Testamento
1:5 Prov 2:3-6
1:10 Isaias 40:6-7
1:12 Daniel 12:12
1:19 Eclesiastes 7:9
1:26 Salmos 34:13
2:8 Levítico 19:18
2:9 Det 1:17
2:11 Êxodo 20:13
2:12 Det 5:17-18
2:21 Gn 22:10-12
2:23 Gn 15:6
2:25 Josué 2:4,15 e 6:17
3:8 Salmos 140:3
3:9 Gen 1:27
4:5 Exo 20:3-5
4:6 Jo 22:29
4:8 Zac 1:3 e Isaias 1:16
4:13 Prov 27:1
4:14 Salmos 39:5-11
5:3 Prov 16:27
5:4 Lev 19:13; Deut 24:14; Mal 3:5; Isa 5:9; Jo 31:38-40
5:6 Prov 3:34
5:7 Deut 11:14
5:11 Daniel 12:12, Salmos 103:8
5:13 Salmos 50:15
5:16 I Reis 17:1
5:18 I Reis 18:42
5:20 Salmos 51:13

 

Tiago era o líder da igreja de Jerusalém conforme lemos relato do primeiro Concílio da igreja em Jerusalém:

 

“13 Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me. 14 Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome. 15 Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito: 16 “‘Depois disso voltarei  e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei, 17 para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios  sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor,  que faz estas coisas’[a] 18 conhecidas desde os tempos antigos.[b] 19 “Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. 20 Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue. 21 Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados”.”

 

Todos esses fatos contribuem para que a maioria dos teólogos creiam que Tiago o irmão de Jesus foi o autor desse livro.

 

 

 

 

 Em que data foi escrito o livro de Tiago?

 

Existem algumas datas possíveis para o livro: aproximadamente 45-49 ou então 60-62.

Se considerarmos que não existe qualquer menção ao primeiro Concílio da igreja realizado em Atos 15, poderíamos dizer que essa carta foi escrita entre 45-49, como resposta a teoria da graça fácil. Se supõe que a essa altura os ensinamentos do apóstolo Paulo já poderiam haver sido mal interpretados.

Portanto, essa carta seria anterior ao encontro de Paulo com os apóstolos em Jerusalém, quando então, foi decidido que aos gentios não seria necessário preocupar-se de seguir a Lei Mosaica, principalmente o rito da circuncisão.

Como Tiago foi martirizado em 62 essa seria a última data para a publicação do livro.

 

 

Em que contexto histórico o livro de Tiago foi escrito?

 

O livro foi escrito quando a igreja estava em crescimento e expansão.

 

Qual seria o versículo chave desse livro?

Possivelmente o versículo chave do livro seria:

 Tiago 2:17-18

” 17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. 18 Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” 

  

A quem foi dirigida o livro Tiago?

 A carta é destinada as doze tribos dispersas, vejamos:

“1 Tiago, servo[a] de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.” Tiago 1:1

 

Essa nota favorece a ideia de que a carta foi escrita para os judeus que estavam em dispersão.

Contudo não existe nenhuma indicação de uma situação caótica entre os destinatários, o que nos faz supor que a carta foi escrita antes da destruição do templo.

Logo, a carta poderia ser destinada a cristãos judeus que estavam vivendo em outros lugares fora de Jerusalém.

Outros eruditos, entendem que se trata de uma carta universal e que as doze tribos deveriam ser compreendidas como o povo de Deus, igreja em si.

 

 

Qual o propósito do livro de Tiago?

O livro foi escrito com o propósito central de convocar os cristãos a mostrar sua fé mediante obras, colocando nossa fé em ação. Com esse objetivo o livro começa falando sobre fé e termina com o mesmo tema, vejamos:

“2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, 3 sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4

“14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Tiago 5:14-15

 

Alguns teólogos dizem que Tiago se opunha ao texto de Romanos 4:1-5, mas não podemos ter certeza absoluta sobre isso. É mais provável que o autor esteja combatendo o sistema da graça fácil, se opondo ao extremismo das declarações dos seguidores da teologia Paulina. E o autor faz sua defesa de acordo com sua mentalidade e seu “background” judaico.

Em virtude disso, o livro apresenta uma visão judaico cristã legalista muito forte, e por isso, o livro é bastante polêmico.

Lutero o considerava como um livro de palha, e o colocou ao final do seu cânon alemão, considerando-o em grau inferior aos outros livros do testamento. Essa era a posição de Lutero porque o livro de Tiago é judaico cristão com tendências legalistas, em oposição contrária aos escritos do apóstolo Paulo sobre a graça de Deus.

Além disso, o livro foi escrito com o propósito bem claro de deixar instruções éticas aos cristãos. Esse é um dos livros do NT que mais possui instruções éticas aos cristãos, e aqui vamos destacar algumas:

 

Exortação a uma vida de oração

“5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5

 

Repreensão a um comportamento explosivo

“19 Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1:19

 

Incentivo a colocar em prática palavra de Deus

“22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. 25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:22-25

 

Repreendeu as fofocas e a língua afiada

“5 Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” Tiago 3:5-6

 

Bom, espero que tenha ficado claro os propósitos do livro.

 

Quais os temas principais do livro de Tiago?

Acima já explicamos alguns temas que estão intimamente ligados com o propósito da carta. Agora, vejamos em detalhes o tema principal do livro: Fé e obras.

Primeiro eu gostaria de esclarecer que o autor possui uma visão judaico cristã legalista, a qual era dominante na igreja cristã primitiva. Digamos que a questão principal do conflito era que eles creiam que seria necessário que os judeus convertidos ao cristianismo deveriam observar o rito da circuncisão, mas que os gentios não necessitavam seguir isso conforme determinado no primeiro Concílio da Igreja em Atos 15.

Como sabemos que o autor tinha uma visão cristã legalista? Se supomos que Tiago, seja o irmão do Senhor Jesus, então, há um texto em Atos que demonstra isso, leiamos:

“18 No dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. 19 E, havendo-os saudado, contou-lhes minuciosamente o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. 20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que creem, e todos são zelosos da lei. 21 E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei. 22 Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 23 Faze, pois, isto que te dizemos: temos quatro varões que fizeram voto. 24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. 25 Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição. 26 Então, Paulo, tomando consigo aqueles varões, entrou, no dia seguinte, no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer em favor de cada um deles a oferta.” Atos 21:18-26

 

 

Pelo fato de que está escrito nesse texto “milhares de judeus há que creem, e todos são zelosos da lei” isso nos dá a entender que Tiago fazia parte de um grupo de judeus cristãos zelosos da lei, ou seja, judeus cristãos legalistas.

O texto também deixa bem claro que a posição desse grupo de judeus cristãos leva em consideração o decidido no primeiro concílio da igreja em Atos 15, que os gentios não estão obrigados a serem circuncidados.

Tiago como um judeu zeloso não via nenhum conflito entre fé e obras. Para ele a fé juntamente com as obras era um princípio ativo que produz a justificação. Ele ensina que tanto a pessoa que disse que tem fé mas não tem obras, como a pessoa que tem obras mas não demonstra fé, são mortas espiritualmente, vejamos:

 “14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem. 20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 21 Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?” Tiago 2:14-21

 

Para explicar a visão de Tiago vou transcrever parte do texto do livro “O novo testamento interpretado, versículo por versículo,” volume 6, folhas 11, autor R.N. Champlin, PHD, Editora Hagnos:

“ assim, apesar de que Tiago de fato contradiz a Paulo, porquanto lhe faltavam as revelações recebidas por este último, não tendo ainda sido desmamado de Moisés e do legalismo judaico comum, sabemos intuitivamente, todos nós, que deve haver “obras” de alguma ordem, uma revolução e uma renovação moral e espiritual, sem a qual não haverá salvação sob hipótese alguma. Tiago expressou essa intuição sem grande maestria, já que seguia as expressões legalista a que estava afeito, através de anos de treinamento. “

“ Deveríamos aprender, da epístola de Tiago, ainda que não concordemos com seu modo de expressão, que um homem precisa assumir a imagem de Cristo, duplicando a vida de Cristo em sua própria vida; é mister que Cristo viva por seu intermédio; é preciso que consiga a vitória moral; é necessário que seja transformado, porquanto, de outra maneira, nem ao menos ter-se-á convertido. Não basta alguém aceitar certo credo para imaginar, totalmente, que isso obriga a Deus a aceitá-lo, por causa de sua “correta opinião”. Precisamos possuir aquela fé que transforma a vida inteira, espiritualizando-a segundo os moldes de cristo, formando em nós a vida de Cristo (ver João 5: 25,26 e 6:57). E como se Tiago houvesse dito em tons sarcásticos: “ a correta opinião a ninguém pode salvar”. (Comparar com Tia 2:19). Somente a vida transformada nos pode conduzir realmente a salvação (ver II Tes. 2:13)”

 

Em realidade de maneira bem simples Tiago escreve que nossa fé deve transformar nosso ser, e essa transformação deve ser vista através do nosso comportamento. Tiago deixou bem claro que devemos ser e devemos fazer algo depois que nos convertemos. Que o verdadeiro cristianismo produz mudanças, transformações na vida de uma pessoa. E isso é indiscutível!!!

Se houvesse qualquer diferença entre Tiago e Paulo, o mesmo o teria exposto publicamente, como quando Paulo exortou a Pedro. Pelo contrário, todas as vezes que Paulo encontrou a Tiago, o mesmo deixou claro que aceitava a liderança de Tiago e estiveram de acordo em Atos 15, como também em atos 21. Se nota que afinal eles trabalharam em conjunto para lograr expandir o evangelho a todo mundo. E Paulo sempre teve em mente a igreja de Jerusalém e os seus líderes, e para eles o apóstolo recolheu ofertas em muitas igrejas.

O texto que está em Gálatas 2, sobre o relato da aceitação de Paulo pelos apóstolos Tiago, Pedro e João nos demonstra que Tiago reconhecia que Deus operava através de Paulo e que Tiago concordava com a teologia que Paulo pregava. E por fim, esse texto deixa claro que para os apóstolos não havia nenhuma contradição entre os ensinamentos de Jesus e Paulo. Por isso, no meu ponto de vista fica claro que não havia contradição entre Paulo e Tiago”

“2 Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, dessa vez com Barnabé, levando também Tito comigo. 2 Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido inutilmente. 3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego. 4 Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão. 5 Não nos submetemos a eles nem por um instante, para que a verdade do evangelho permanecesse com vocês. 6 Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada. 7 Ao contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos[a], assim como a Pedro, aos circuncisos[b]. 8 Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios. 9 Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro[c] e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos. 10 Somente pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que me esforcei por fazer.” Gálatas 2:1-15

 

Por isso, eu tampouco penso que existe um paradoxo, ou conflito entre Tiago e Paulo. Em minha opinião, os dois apresentam a questão de maneiras diferentes., respondendo a perguntas diferentes, para destinatários diferentes. Tiago de uma maneira bem simples e direta e Paulo de maneira eloquente, o qual por misericórdia de Deus teve a possibilidade de expandir seus ensinamentos através de várias cartas, criando conceitos espirituais que Jesus nunca havia compartilhado com seus discípulos originais.

 

Antes de terminar quero compartilhar com vcs alguns versículos do apóstolo Paulo que fala sobre a relação entre a fé e as obras de acordo com sua teologia, que trata as obras do Espírito Santo na vida do cristão como uma expressão da graça ativa de Deus no homem:

“22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23  

“13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu[a] para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.” 2 Tessalonicenses 2:13

“12 Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,” Filipenses 2:12

 

E para terminar quero compartilhar um versículo do evangelho de João que eu gosto muito e acho que complementa um pouco o que estivemos estudando:

 

“15 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” João 14:15

 

Bom, espero que tenha ajudado a vcs a conhecerem um pouco mais sobre o livro de Tiago.

 

Estudo realizado após a leitura dos seguintes livros: “ O novo testamento interpretado versículo por versículo, autor R.N. Champlin, editora Hagnos, vol. 6. Leitura do estudo “ Introduccion a La bíblia, Estúdio #53 – El Nuevo Testamento”, autor Stuart Allsop, texto em espanhol. E também através da leitura do livro “Tiago Introdução e comentário”, autor Douglas J. Moo, editora Vida Nova, serie Cultura bíblica.

 

Se de alguma maneira esse post foi benção para seus planos e sua edificação pessoal, você poderá agradecer fazendo coisas bem simples:

 

 

 

 

Muito obrigada por visitar o blog!!!

 

Saludos,

 

Emiliana Sábio

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