Estudo Bíblico livro de Apocalipse: análise sobre o capítulo primeiro

Olá amigos(as),

 

Hoje tenho sentimento de missão cumprida!!!! Dia 04/04/2019 publiquei o primeiro estudo bíblico sobre o livro de Apocalipse!!! O último livro do Novo Testamento depois de haver escrito toda uma série de 34 posts, sobre os 27 livros do NT. Um desafio que começou com o meu livro preferido do Novo Testamento em 05/03/2013, quando publiquei o estudo sobre o livro de Efésios.

 

Foram aproximadamente 6 anos estudando e investigando a bíblia, vários livros e estudos para oferecer a cada um de meus leitores estudos bíblicos confiáveis e de alta qualidade, de maneira totalmente grátis, bastando apenas um clique para conhecer mais dessa fonte inesgotável de vida, que é a Palavra de Deus.

 

Portanto, hoje quero dizer que nós não dependemos de ninguém para realizar os nossos sonhos. Melhor explicando, vc não precisa do seu pai, da sua mãe, ou de quem quer que seja para ver seus sonhos realizados. Na verdade o único impedimento  para que nossas metas se realizem, somos nós mesmos. Podemos todas as coisas com a ajuda de Deus (Filipenses 4:13)!

 

Minha maior recompensa é ler os comentários nos estudos bíblicos de todos leitores desconhecidos, dizendo que tem sido uma benção ler tudo o que eu tenho publicado.

 

Ainda me falta mais posts sobre o livro de Apocalipse que estou preparando, mas com o post do dia 04/04 alcancei a meta que havia fixado. Daqui pra frente tudo é lucro!!!

 

VAMOS POR MAIS COM A AJUDA DE DEUS!!!

 

Hoje vou compartilhar com vcs a segunda parte do estudo bíblico sobre o livro do Apocalipse.

 

Já publiquei a primeira parte sobre autoria, data em que foi escrito, proveniência, destinatários, contexto histórico quando foi escrito o livro, versículo chave, gênero literário, maneiras de interpretação e por último, conceitos de arranjos. Para ler esse post clique aqui

 

Hoje abordaremos uma breve análise sobre o capítulo primeiro do livro de Apocalipse que na minha opinião é um capítulo riquíssimo em aprendizado, um dos meus preferidos!

 

Espero que seja benção na sua vida e que venha abrir sua mente para ver a Jesus de uma maneira diferente!

 

Visão geral sobre o primeiro capítulo do livro de Apocalipse: análise

 

Agora passemos para uma breve análise sobre o primeiro capítulo do livro de Apocalipse.

 

 

 

  • Prólogo (capítulo 1:1-3)

 

Primeiro quero comentar que em muitas seitas as revelações são seladas e dirigidas apenas a um seleto grupo de pessoas que estariam em condições de ler a profecia.

 

Porém, no livro de apocalipse a revelação é totalmente aberta, dirigida a todos os cristãos, sem distinção de raça, cor, sabedoria, gênero e outros, com única exceção do texto que está em Apocalipse 10:4, parte que foi selada.

 

Vejamos que Ap 22:10 a ordem é que o livro não seja selado, para que as pessoas tenham acesso ao mesmo, devido a urgência em sua mensagem.

 

“10 Então me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.” Apocalipse 22:10 (NVI-PT)

 

Toda essa informação nos leva a conclusão de que Deus cumpre suas promessas, assim como está escrito em Amós 3:7, vejamos:

 

“ 7 Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano

    aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7 (NVI-PT)

 

Além disso, nesses três primeiros versículos o autor deixa bem claro a tríplice composição de uma revelação:

  • Cristo

Revelação vinda da parte de Deus através de Jesus, o Cristo.

 

  • Anjo

Visões mediadas por um anjo, ser sobrenatural, o qual fez uma mediação entre Deus e o vidente (profeta), como vemos também em Dan 8:15 e 16, Dan 9:21, Daniel 10:10, Zacarias 1:19.

 

  • Vidente

Nesse caso é a pessoa do profeta, o autor do livro, um ser humano.

 

Por último, o livro de apocalipse possui 7 bem-aventuranças e a primeira está bem no começo do livro, aproveitemos para saber quais são:

 

  1. Ap 1:3 – promessa de bem-estar espiritual aos leitores do livro de apocalipse

 

Apocalipse 1:3 (NVI-PT)

3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

 

 

  1. Ap 14:3 – promessa de descanso aos que morrerem crendo no Senhor Jesus

 

Apocalipse 14:13 (NVI-PT)

13 Então ouvi uma voz dos céus dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

 

  1. Ap 16:15 – promessa de bem-aventurança para os que permanecem fieis a Jesus

 

Apocalipse 16:15  (NVI-PT)

15 “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.”

 

  1. Ap 19:9 – promessa de bem-aventurança aos que forem convidados a celebrar as bodas entre a igreja e o Cordeiro (Jesus)

 

Apocalipse 19:9 (NVI-PT)

9 E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.

 

  1. Ap 20:6 – bem-aventurados os que fizeram parte da primeira ressurreição

 

Apocalipse 20:6 (NVI-PT)

6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

 

  1. Ap 22:7 – promessa de bem-aventurança para as pessoas que guardarem e obedecerem as profecias desse livro

 

Apocalipse 22:7 (NVI-PT)

7 “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

 

 

  1. Ap 22:14 – promessa de vida eterna

 

Apocalipse 22:14 (NVI-PT)

14 “Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.

 

 

Creio que ficou bem claro a análise sobre o prólogo, avancemos!

 

  • Introdução (capítulo 1:4-8)

 

Nesse trecho o autor do livro destaca o verdadeiro tema do livro, que é a pessoa de Jesus Cristo.

 

Vejamos alguns títulos dados no livro sobre Jesus e que são importantes para entendermos as revelações:

 

  • Que era, é e que há de vir: (Eu sou o Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo poderoso)

 

Nesse texto temos duas declarações sobre a eternidade, primeiro a respeito de Jesus e segundo sobre Deus. A primeira no versículo 4 e a segunda no versículo 8. Aqui fica claro que tanto Deus como Jesus são eternos.

 

No versículo 4 o autor declara a eternidade de Jesus, identificando-o a Deus. Essa declaração também demonstra sua imutabilidade.

 

“3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.” Hebreus 7:3 (NVI-PT)

 

No versículo 8 o autor declara a eternidade de Deus, e agrega também o título de Todo Poderoso. O autor deixa bem claro que Deus é a fonte de toda existência, como também é soberano sobre todos.

 

“6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.” 1 Coríntios 8:6 (NVI-PT)

   

“6 “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos:

Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.” Isaías 44:6 (NVI-PT)

 

O título Todo Poderoso aparece no livro de Apocalipse por 8 vezes, vejamos:

 

Apocalipse 1:8

 

Apocalipse 4:8

 

Apocalipse 11:17

 

Apocalipse 15:3

 

Apocalipse 16:7

 

Apocalipse 16:14

 

Apocalipse 19:15

 

Apocalipse 21:22

 

 

De todas maneiras, creio que o texto deixa bastante claro a doutrina da Trindade, e que Jesus e Deus compartem a mesma natureza.

 

  • Jesus é salvador

 

Outro título usado para descrever a Jesus,  é salvador. Jesus por seu grande amor nos salva dos nossos pecados, e através dessa salvação, somos feitos filhos de Deus. Portanto, salvação está intimamente ligada com filiação. Isso significa que através do sangue derramado por Jesus, temos contato com o Espirito Santo de Deus, o qual passa habitar em nós, e nos transforma a cada dia.

 

  • Jesus é Cristo (Messias)

 

As profecias a respeito do Messias diziam que Ele seria Emmanuel, que significa Deus conosco, ou seja, Deus encarnado como homem. Portanto, o termo Cristo subentende a “doutrina da encarnação” .  Aqui o profeta deixa bem claro a humanidade de Jesus, combinada com sua divindade.

 

  • Jesus é a testemunha fiel

 

Aqui podemos dizer que Jesus é testemunha de tudo o que aprendeu de Deus enquanto existia na eternidade antes de sua encarnação, e veio a Terra para transmitir aos homens. Também poderíamos supor que Jesus é a própria revelação de Deus, sendo a mensagem de Deus aos homens.

 

  • Jesus é o primogênito dos mortos

 

Aqui fica claro que Jesus é o primeiro ser humano a ressuscitar para a eternidade. Isso significa que outros também serão ressuscitados depois de Jesus. 

“18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja, é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.”  Colossenses 1:18 (NVI-PT)

 

“20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias[a] dentre aqueles que dormiram.”  1 Coríntios 15:20 (NVI-PT)

 

  • Jesus é soberano

 

Aqui Jesus é descrito como Senhor de nações e governos de essa Terra. Cristo é comparado a um imperador máximo, com domínio sobre toda Terra, diferentemente dos imperadores romanos, os quais se intitulavam deuses.

 

“4 e que mediante o Espírito[a] de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.” Romanos 1:4 (NVI-PT)

 

Creio que os títulos usados para descrever sobre Jesus estão bem claros, passemos agora a analisar outros tópicos do texto.

 

 

 

  • SETE ESPIRITOS QUE ESTAO DIANTE DO SEU TRONO

 

Agora vou abordar uma parte do texto que é bastante complicada, mas deixarei algumas hipóteses de como interpretar a visão do profeta, que diz respeito aos sete espíritos que estão diante do trono

 

“ 4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos[a] que estão diante do seu trono,” Apocalipse 1:4 (NVI-PT)

 

Primeiramente quero deixar claro que não existe acordo entre os intérpretes do livro de Apocalipse sobre quem seria esses sete espíritos, mas apenas suposições. Vejamos o que dizem os intérpretes sobre o tema:

 

Seres espirituais que habitam em outros planetas: de acordo com as teorias astrais e angelologias da época, alguns intérpretes creem que seriam seres espirituais, os quais viveriam em outros planetas, planetas que os astrólogos da época poderiam ver a olho nu. Essa interpretação não é muito bem-sucedida, porque colocaria o autor do livro como influenciado por seitas mundanas.

 

Sete arcanjos dos livros judaicos: de acordo com a literatura judaica da época, alguns judeus acreditavam que anjos fossem estrelas, e que desde os cosmos influenciavam a vida terrena, conforme está escrito nos livros judaicos: Eze. 9:2, Tobias 12:15, Enoque , Testamento de levi. De acordo com o profeta em apocalipse 3:1 esses seres seriam um tipo de agente de Jesus, que o ajudarão em sua múltipla tarefa. Essa seria uma das melhores interpretações ao tema, pois leva em consideração as crenças judaicas da época em que o livro foi escrito, e que supomos que o autor tenha tido acesso.

 

Seriam uma alusão a sete aspectos do Espirito Santo, através da análise do trecho escrito em Isaias 11:2, alguns interpretes supõem que os setes espíritos descritos no versículo 4 do capitulo 1 seriam sete aspectos do Espirito Santo.  Apesar de ser uma linda teoria, seria como modernizar o pensamento do autor, vez que em sua época a teoria da Trindade, todavia não havia sido desenvolvida como vemos hoje.

 

Seriam seres celestiais, diferentes dos arcanjos, os quais deveriam ser reconhecidos como seres celestiais, tal qual, os seres com 4 olhos, e os vinte e quatro anciãos. Essa seria uma boa interpretação, mas não explica o que seriam esses seres, ou o que eles são em realidade.

 

Seria uma alusão simbólica ao próprio Jesus, o significado seria que Jesus brilha através dos sete espíritos de Deus, como uma espécie de alter ego de Jesus. Assim como temos alusões aos sete olhos do Cordeiro, essa seria mais uma forma de falar sobre Jesus. Essa também é uma boa interpretação, mas não muito convincente, já que se estes seres se referiam ao próprio Jesus, não haveria necessidade de uma saudação a parte deles.

 

 

Creio que ficou bastante claro a explicação, vamos agora estudar outros símbolos de realidades espirituais.

 

 

  • SIMBOLOS DE REALIDADES ESPIRITUAIS – 7 ESTRELAS X 7 CANDEEIROS

 

Antes de começar essa parte quero transcrever o texto bíblico para que vc possa ler e compreender melhor a explicação seguinte:

 

“ 12 Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro13 e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”[d], com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. 14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. 15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas. 16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.” Apocalipse 1:12-16

 

 

Antes de analisar o relato sobre a visão do Filho do Homem, devemos analisar alguns símbolos de realidades espirituais relatadas pelo autor do livro:

 

  • 7 estrelas= 7 anjos

“20 Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.” Apocalipse 1:20  (NVI-PT)

 

Primeiramente quero esclarecer que na literatura judaica existe a ideia de que cada nação conta com um anjo guardião, conforme lemos em Daniel, confira-se:

 

Daniel 10:13-21  (NVI-PT)

“13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia. 14 Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”.

15 Quando ele me disse isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar. 16 Então um ser que parecia homem[a] tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava em pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço. 17 Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.

18 O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças. 19 Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte!”

Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: Fala, meu senhor, visto que me deste forças.

20 Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Tenho que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia; 21 mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,”

 

Aqui fica claro que os anjos guardiões e as nações possuem o mesmo destino, ou seja, o que acontece com o anjo acontece com a nação.

 

Portanto, a interpretação primária seria de que assim como as nações possuem um anjo guardião, a igreja também teria um anjo guardião.

 

Alguns intérpretes dizem que esses anjos seriam os pastores humanos da igreja, mas essa não seria a interpretação primária do texto, já que o autor escreve sobre seres sobrenaturais, poderes angelicais associados a igreja.

 

Vejamos agora como podemos considerar a natureza e seu espectro de ação dos sete anjos e as sete estrelas:

  • Poderíamos considerar que esses sete anjos seriam em realidade os sete espíritos relatados no versículo 1:4, que estão diante do trono de Deus. Em esse caso, esses anjos receberiam informação e missão diretamente de Deus e de alguma maneira transmitiria aos homens.

 

  • Os anjos e os candeeiros de acordo com o texto estão conectados. Se trataria de anjos, os quais nao estariam relacionados aos sete espíritos do versículo 1:4. Por serem anjos caberiam aos mesmos  instruir e guiar as igrejas. Isso se daria através revelação místicas.

 

  • Os anjos são comparados a estrelas, que na astronomia são considerados corpos celestes, que emitem energia e possuem luz própria. Naquela época as estrelas já eram consideradas como guias. Logo, o autor do livro usa esse conceito para dizer que os setes anjos, são sete estrelas porque um dos seus espectros de atuação seria guiar e controlar o destino dos homens, no caso especifico, da igreja (candeeiro).

 

Eu particularmente creio que são anjos, e não estão relacionados com os sete espíritos do versículo 1:4, conforme item 2 acima.  Creio que ficou bastante claro que as sete estrelas se trata de anjos, e dispensa mais comentários.Passemos ao seguinte tópico.

 

 

  • 7 candeeiros de ouro = 7 igrejas

 

“20 Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.” Apocalipse 1:20 (NVI-PT)

 

Primeiramente quero esclarecer algumas coisas sobre candeeiros que está intimamente conectado com o Velho Testamento. Cumpre esclarecer que o Tabernáculo, criado por Moisés se tratava de uma sombra do que seria Jesus no Novo Testamento. Todas as coisas do Tabernáculo têm um sentido para o Novo Testamento.

 

Logo, vejamos como o Tabernáculo está conectado com o Novo Testamento (Êxodo 25-26 x Hebreus 9):

 

– Tabernáculo era dividido em 3 partes (átrio, lugar Santo, Lugar Santíssimo) o que poderia ser referido a trindade (Deus pais, Deus filho e Deus Espirito Santo).

 

– Um cordeiro deveria ser sacrificado para expiação de pecados, Jesus teve que morrer para expiação de nossos pecados, por isso, Jesus representa o Cordeiro Santo de Deus.

 

– O lugar Santo e Santíssimo era feito de madeira e revestido de ouro, e no meio existia uma vara que conectava todas a placas de madeira. As placas de madeira representam a igreja. A vara que conectava todas as placas de madeira representa o Espirito Santo que une a igreja. O ouro revestido tem a função de refletir a luz que iluminava dentro desse ambiente. Portanto, significa que a igreja deve refletir a luz de Cristo, ou seja, deve ser a luz do mundo.

 

– O candelabro de 7 hastes, representa Jesus, a luz do mundo. Conforme lemos em João 1:4. Note-se que só havia um candelabro, porque Jesus é a luz, a única luz do mundo. Por um período de tempo na história dentro do lugar Santo haviam 10 candelabros, mas depois voltou a ser somente um, conforme as instruções dadas a Moisés no livro de Êxodo. Esse candelabro deveria ser alimentado com azeite para permanecer com a luz acesa. O azeite representa o Espirito Santo. Uma interpretação secundária seria que o candelabro representaria a igreja, na medida que depois da ascensão de Jesus, a igreja tem a obrigação de ser luz do mundo. Portanto, o simbolismo principal dessa peça no Tabernáculo seria de iluminação espiritual.

 

– Altar de incenso, onde era derramado o sangue, representa as orações realizadas em Nome de Jesus, já que Jesus é o único mediador entre Deus e o homem.

 

– a mesa com os pães da preposição, representa que Jesus é o pão da vida, recebemos vida eterna através de Jesus e ao mesmo tempo Jesus é nossa fonte de sustento, porque nós devemos nos alimentar com sua palavra

 

– o véu entre o lugar Santo e Santíssimo representava a separação que existia entre Deus e o homem, no Velho Testamento. Com a morte de Jesus o véu foi rasgado e temos livre acesso a Deus através de Jesus.

 

Poderia escrever mil outras coisas, mas creio que essas são suficientes para vcs entenderem o que quero explicar sobre a visão dos sete candeeiros e as sete igrejas.

 

Depois dessa breve e resumida explicação sobre o Tabernáculo, vejamos o significado simbólico dos candeeiros no texto apocalíptico:

 

  • A igreja é luz do mundo : a igreja deve refletir a glória de Jesus, cada pessoa individualmente deve ser considerado como luz do mundo.

 

“14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”Mateus 5:14-16 (NVI-PT)

 

 

  • A igreja é iluminada pelo Espirito Santo: assim como os candeeiros somente podem ser acesos, se possuem azeite, o mesmo acontece com a igreja. A igreja para ter luz, precisa do azeite da unção do Espirito Santo, para iluminar.

 

“17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito[a] de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos” Efésios 1:17-18 (NVI-PT)

 

 

  • O objetivo da igreja é oferecer luz ao mundo: a igreja deve manter sua luz acesa para que possa iluminar o mundo, para que possam ser um exemplo a outros, e ajudar que outros também sigam o caminho com Cristo.

 

“15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, 16 retendo firmemente a palavra[a] da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.” Filipenses 2:15-16 (NVI-PT)

 

  • O ouro do candeeiro representa o autêntico caráter do cristão: na bíblia o ouro representa algo valioso, algo que terá uma duração incontável, algo que não se corrompe. Portanto, podemos interpretar o fato do candeeiro ser descrito como de ouro, que a igreja deve ter um caráter puro e incorruptível. Também podemos interpretar que a igreja tem alto valor para Deus, é valiosa por ser recipiente do Espirito Santo de Deus.

 

“18 Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” Apocalipse 3:18 (NVI-PT)

 

 

Creio que ficou bastante claro a interpretação sobre os candeeiros, o que dispensa maiores comentários. Creio que cada uma das interpretações são válidas para entender melhor a visão.

 

Agora vamos analisar os versículo de 9-20 do capítulo 1 do livro de Apocalipse.

 

 

 

 

  • VISAO SOBRE O FILHO DO HOMEM“ As coisas que que tens visto “ (capítulo 1: 9-20)

 

Em minha opinião essa passagem é muito linda e edificante. Esse texto vem romper e quebrar paradigmas sobre Jesus.

 

Desde tempos remotos foi criado uma tradição de várias imagens de Jesus morto na cruz. Inclusive muitas pessoas que se dizem cristãos se adornam com joias em formato de cruz com Jesus pregado na cruz.

 

Cumpre esclarecer que a cruz é um símbolo romano que era conhecido como uma forma de humilhar e degradar as pessoas que morriam na cruz. Jesus ao morrer na cruz converteu esse símbolo (cruz) em algo poderoso, como símbolo de SALVACAO, FE E ESPERANCA.

 

Mas esse texto, nos recorda que Jesus não pode ser lembrado apenas como um sofredor que está pregado em uma cruz! JESUS RESSUCITOU E VIVO ESTA!!!

 

Por isso, para mim esse texto é maravilhoso porque retrata JESUS VIVO E RESSURRETO, CHEIO DE PODER E GLORIA COMO ELE REALMENTE E. A cruz sim é um símbolo importante para o cristão, mas a ressurreição de Jesus é tão importante quanto!

 

Portanto, para romper paradigmas e apresentar a Jesus como Ele realmente é, vejamos a descrição de Jesus no livro de apocalipse(capítulo 1:13-18);

 

 

FILHO DO HOMEM– essa descrição sobre Jesus na verdade é um símbolo messiânico herdado do Velho Testamento, conforme lemos em Daniel 7:13. Esse título diz respeito a humanidade de Jesus. Que Jesus era Deus e ao mesmo tempo Homem.

 

 

“13 “Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.” Daniel 7:13  (NVI-PT)

 

 

VESTIDO DE UMA ROUPA TALAR– essa descrição também se trata de um símbolo messiânico, conforme encontramos em Daniel 10:5,6. Essa roupa se tratava de uma túnica longa, que chegava até aos pés. Poderia se tratar de uma veste real, ou até mesmo uma veste sacerdotal. Em todo caso poderíamos interpretar que Jesus é Sumo Sacerdote Real, porque Jesus tanto é Rei como Sacerdote. Outros intérpretes entendem que as vestes talares diz respeito a dignidade

 

“5 Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. 6 Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.” Daniel 10:5-6 (NVI-PT)

 

 

CABELOS BRANCOS COMO LãBRANCA – também poderíamos dizer que essa metáfora foi herdada do VT, especificadamente de Daniel 7:9. Geralmente a cor branca simboliza pureza, mas nesse texto creio que a melhor interpretação seria sobre o respeito aos mais velhos, dignidade das pessoas com idade avançada devido ao maior acúmulo de experiência e sabedoria.

 

9 “Enquanto eu olhava,“tronos foram colocados, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono era envolto em fogo, e as rodas do trono estavam em chamas.” Daniel 7:9 (NVI-PT)

 

“27 O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser.

28 A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono.

29 A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.” Provérbios 20:27-30 (NVI-PT)

 

 

OLHOS COMO CHAMAS DE FOGO– essa é mais uma descrição de Jesus que possivelmente foi herdada do livro de Daniel 10:6. Essa descrição diz respeito a Ira Divina. Os olhos de Jesus podem penetrar ao mais profundo de nossa alma e examinar a cada um.

 

“6 Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.” Daniel 10:6 (NVI-PT)

 

 

PéS SEMELHANTE AO LATãO RELUZENTE– aqui também temos mais uma descrição herdada do livro de Daniel. Nesse texto o autor não deixa claro o que seria a palavra “latão”. Mas a maioria dos intérpretes entende que se trata do metal bronze, vez que esse é citado em Daniel 10:6. Portanto, seguindo a maioria dos interpretes, devemos esclarecer que o bronze simboliza juízo de Deus, ou seja, julgamento. Jesus quando voltar por segunda vez proferirá julgamento sobre nações e sobre cada um individualmente.

 

“6 Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.” Daniel 10:6 (NVI-PT)

 

 

VOZ COMO DE MUITAS AGUAS– se supõe também que essa metáfora foi herdada do texto de Daniel 10:6. Primeiro quero ressaltar aqui que Jesus é homem e ao mesmo tempo Deus. Essa metáfora ressalta um elemento humano que seria a “voz” e um elemento sobrenatural que seria “como de muitas aguas”. Eu particularmente creio que se refere ao volume da voz por seu aspecto humano, e pela autoridade e poder dessa voz por seu aspecto divino. Essa também tem sido a interpretação da maioria dos teólogos a respeito do tema, escrito de maneira bem reduzida para que todos entendam.

 

 

TINHA ELE NA SUA DESTRA SETE ESTRELAS–  primeiro quero salientar que as estrelas estão na mão direita de Jesus, e não estão descritas como um anel em seus dedos. Portanto, podemos interpretar que não se trata de uma joia, ou um adorno na sua mão, mas sim, possui um significado superior a isso. O fato de estar na mão está muito relacionado com o possuir, e por isso, podemos dizer que as Sete Estrelas estão sujeitas a Jesus Cristo. De acordo com o versículo 20 do capitulo 1 as 7 estrelas são os 7 anjos. Portanto, a melhor interpretação desse texto seria que as 7 estrelas referidas aqui dizem respeitos aos 7 anjos, conforme já explicamos no texto acima.

 

 

DA SUA BOCA SAIA UMA AGUDA ESPADA DE DOIS GUMES– mais uma vez essa metáfora parece que foi emprestada do Velho Testamento, dessa vez do livro de Isaías. A melhor interpretação é de que Jesus aqui é descrito como Juiz. Jesus quando veio por primeira vez a Terra veio para Salvar, morreu na cruz em favor de todos os homens. Mas chegará o dia em que Jesus será reconhecido como Justo Juiz.

 

“4 mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.” Isaías 11:4 (ARC)

 

“2 E fez a minha boca como uma espada aguda, e, com a sombra da sua mão, me cobriu, e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava.” Isaías 49:2 (ARC)

 

“22 Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,” João 5:22 (NVI-PT)

 

“10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” 2 Coríntios 5:10 (NVI-PT)

 

“8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” 2 Timóteo 4:8 (NVI-PT)

 

 

SEU ROSTO ERA COMO O SOL– primeiro quero relembrar a vcs que o rosto do profeta Moises quando recebeu os dez mandamentos brilhava, porque refletia a Glória de Deus, conforme lemos em Êxodo 34:29. Se isso passou com Moisés imagina como será o rosto de Jesus agora que está ressurreto dentre os mortos e vive para sempre!!! Além disso brilhar como o sol é uma promessa de Jesus a todos os remidos conforme lemos em Mateus 13:43. Portanto vários interpretes estão de acordo que essa metáfora diz respeito a glória de Deus, que Jesus ressurreto recebeu um corpo glorificado, sendo essa uma explicação bem resumida sobre o tema.

 

“29 Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.” Êxodo 34:29 (NVI-PT)

 

“43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça.” Mateus 13:43 (NVI-PT)

 

“3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,” Hebreus 1:3 (NVI-PT)

 

“ 15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,” Colossenses 1:15 (NVI-PT)

 

 

SOU O PRIMEIRO E O ULTIMOjá vimos no texto acima que Jesus é descrito como aquele que era, que é, e que há de vir. O que podemos dizer que é o mesmo que ser o primeiro e o ultimo (alfa e ômega). Essa declaração diz respeito a eternidade de Jesus e sua imutabilidade. Esse título geralmente é usado para Deus, mas na medida que o autor o usa para descrever a Jesus, podemos chegar a conclusão de que Deus e Jesus compartem da mesma natureza.

 

“16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis,

sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” Colossenses 1:16 (NVI-PT)

 

 

O QUE VIVO, FUI MORTO, MAS EIS QUE VIVO PELOS SECULOS DOS SECULOS– fica claro nessa descrição a missão de terrena de Jesus, que foi deixar os céus e encarnar na terra como HOMEM, sofrer, morrer crucificado e ressuscitar. Como homem, a vida de Jesus floresceu quando ele ressuscitou, porque Jesus é o primeiro homem a ser ressuscitado para a eternidade, recebendo nesse momento um corpo glorificado. Claro está com a ressurreição que Jesus venceu a morte! Aqui o autor escreve a respeito da modalidade de vida de Jesus após sua ressurreição, que seria vida eterna.

 

“ 25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão. 26 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” João 5:25-26 (NVI-PT)

 

“ 6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.” 1 Coríntios 8:6 (NVI-PT)

 

 

TENHO AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO – quando o autor usa a metáfora da chave isso significa autoridade de Jesus em usar esse dispositivo de controle. Essa metáfora deixa claro que Jesus tem poder tanto sobre o aspecto físico e humano da morte (morte do corpo físico), quanto sobre o aspecto sobrenatural que seria o local “hades” onde de acordo com a literatura judaica e cristã as almas estariam guardadas (sobrenatural). Logo, de maneira bem resumida, Jesus quando ressuscitou venceu a morte física (corpo) e sobrenatural (alma), e por isso tem as chaves da morte e do inferno. O poder de controle de Jesus sobre a chave o capacita a abrir a porta do inferno e daí vem a maior de suas promessas, que é a de ressuscitar também a todos que confessaram a Jesus como Senhor de suas vidas.

 

“4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.” Apocalipse 20:4-6 (NVI-PT)

 

 

Viu só como foi uma benção estudar o capítulo primeiro de Apocalipse! Quanta coisa linda aprendemos hoje! Um dos capítulos mais reveladores sobre Jesus!!! Por isso Jesus é o tema principal desse livro! Vejam com que paixão o autor descreve a Jesus e quantos títulos usa para descrever sua majestade e poder! Simplesmente amo!

 

Estudo realizado após a leitura dos seguintes livros: “ O novo testamento interpretado versículo por versículo, autor R.N. Champlin, editora Hagnos, vol. 6..e “ O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo”, autor R.N. Champlin, editora Hagnos, volume 1.e também “ O novo testamento interpretado versículo por versículo, autor R>N> Champlin, editora Hagnos, Vol.5.

 

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Emiliana Sábio P. Valente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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