Estudo bíblico sobre Apocalipse: autoria, data, proveniência, destinatários, contexto histórico, versículo chave, gênero literário, interpretação, conceitos de arranjos

Olá amigos(as),

 

Hoje vou compartilhar com vcs um estudo bíblico sobre o último livro do Novo Testamento, Apocalipse.

 

Venho estudando esse livro a bastante anos, tenho vários resumos, e vou escrever de uma maneira que se poderá compreender facilmente.

 

Não é algo que fiz da noite para o dia, mas que levou anos para fazer um estudo bem elaborado e que eu creio que facilitará sua vida para estudar esse livro.

 

De todas maneiras vou ter que dividir esse estudo em várias partes porque se não ficará enorme e vcs ficarão com preguiça de ler tudo.

 

Em esse primeiro estudo abordarei os seguintes temas: autoria, data em que foi escrito, proveniência, destinatários, contexto histórico quando foi escrito o livro, versículo chave, gênero literário, maneiras de interpretação e por último, conceitos de arranjos.

 

Espero que os estudos tenham sido edificantes! Vamos para mais uma aventura!

 

 

Quem escreveu o livro de Apocalipses?

 

Vejamos o que nos conta o livro sobre o seu autor:

 

“ 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos[a] o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,” Apocalipse 1:1 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

“ 4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos[a] que estão diante do seu trono,” Apocalipse 1:4 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

 “9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” Apocalipse 1:9 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

  

“8 Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo, para adorá-lo.” Apocalipse 22:8 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

O autor do livro de Apocalipse se identifica como João, um servo de Jesus Cristo, e como João irmão e companheiro de vcs no sofrimento, e outra vez simplesmente como João.

 

Existem várias teorias sobre quem seria o autor do livro. Mas eu vou escrever sobre as três mais prováveis.

 

  • João, apóstolo de Jesus Cristo

 

A primeira menção ao livro de apocalipse foi realizada por Justino Mártir aproximadamente entre 153 a 160 anos depois de Cristo. Ele faz menção em seu livro Diálogo com Trifo, 81, vejamos:

 

“ Além disso, um homem entre nós, de nome João, um dos apóstolos de Cristo, profetizou, em uma revelação que lhe foi feita, que aqueles que tiverem confiado em nosso Cristo passarão mil anos em Jerusalém, e que após a ressurreição universal e eterna, terá lugar o julgamento.”

 

Depois de Justino Mártir, outros homens considerados como pais da igreja também citaram o livro de Apocalipses, como também atribuíam a autoria a João, o apóstolo amado de Jesus: Eusébio (Historia Eclesiásticas), Teófilo (Historia Eclesiástica ), Clemente (Paed. Ii119), Orígenes (Joann, tom v.3, Lommatzsch i.165), Cânon Muratoriano e  Tertuliano.

 

Papias dizia que o apóstolo João faleceu decapitado pelos judeus aproximadamente no ano 70 DC.

 

Por outro lado, Irineu expôs a tradição de que o apóstolo João faleceu idoso na Ásia Menor, essa tradição é tão forte que atualmente na ilha de Patmos existe turismo a gruta onde se supõe que esteve o apóstolo João, como também ao Monastério.

 

Aliado a tradição de Irineu existe testemunhos escritos por Policarpo, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Eusébio e Jerônimo de que o apóstolo João tenha sido exilado na ilha de Patmos quando Domiciano era Imperador.

 

Portanto, devido a diferentes versões dos primeiros cristãos, historicamente não existe provas concretas de que o apóstolo João tenha vivido até final do século I DC, de maneira que não temos como afirmar com absoluta certeza que realmente o apóstolo João tenha escrito esse livro.

 

Apesar de existir muitas similitudes entre os textos atribuídos ao apóstolo João e o livro de apocalipse, muitos teólogos, rejeitam essa possibilidade devido a diferença do idioma entre os 5 livros (evangelho de Joao, 1 Joao, 2 Joao, 3 Joao e Apocalipse). Dizem que o idioma grego utilizado para escrever o livro de apocalipse é bárbaro, enquanto que os outros livros apesar de ter o idioma grego infantil, não possui ¼ dos problemas gramaticais apresentados pelo livro de apocalipse.

 

Outro problema que joga em contra a autoria do apóstolo João seria o fato de que o autor, não faz nenhuma tentativa de identificar-se como apóstolo, ou como uma pessoa que tenha testificado a vida terrena de Jesus. Ao contrário, tudo o que escreveu diz respeito a uma revelação.

 

A igreja Assembleia de Deus Chile acredita que o apóstolo João seja o autor do livro, porque creem que a maioria dos pais da igreja possuem razão ao concordarem que o apostolo Joao tenha sido exilado a ilha de Patmos na época de Domiciano, estando eles em melhores condições de averiguar a autoria do que nós, além disso, creem que as similitudes entre os livros de João são superiores aos problemas gramaticais do grego utilizado.

 

Vejamos quadro comparativo entre algumas semelhanças dos livros atribuídos ao apóstolo João:

 

Livros de João Apocalipse
João 16:2 (NVI-PT)

 

2 Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

 

 

João 15:20 (NVI-PT)

 

20 Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor.[a] Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

 

Apocalipse 2:10 (NVI-PT)

 

10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

 

 

João 4:21l (NVI-PT)

 

21 Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Apocalipse 21:22 (NVI-PT)

 

22 Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

João 1:29 (NVI-PT)

 

Jesus, o Cordeiro de Deus

29 No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

 

 

Apocalipse 5:6 (NVI-PT)

 

6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

João 1:36 (NVI-PT)

 

36 Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”

Apocalipe 5:8,12,13

 

Apocalipse 6:1,16

 

Apocalipse 7:9,10,14,17

 

Apocalipse 12:11

 

Apocalipse 13:8

 

Apocalipse 14:1,4,10

 

Apocalipse 15:3

 

Aocalipse 19:7,9

 

Apocalipse 21:9,14,22,23,27

 

Apocalipse 22:1,3,5

 

 

 

 

  • João, ancião

 

Papias dizia que João um ancião (que naquela época poderia ser um membro importante da igreja, um líder de alguma igreja), que vivia na cidade de Éfeso escreveu o livro de apocalipse. Diz que esse João o ancião era um discípulo de Jesus que havia frequentado a escola do apóstolo João em Éfeso. Também conta sobre o sepulcro desse ancião junto ao do apóstolo João.

Seguindo essa estória e tradição também temos Eusébio e Dionísio.

 

  • João, o vidente

 

Entre outros doutrinadores e teólogos também existe uma terceira teoria, de que o João o autor do livro de apocalipse seria um Profeta (vidente), que não se trataria do apóstolo, e muito menos o ancião.

 

Alguns pensam que seria um profeta porque o próprio autor se intitula assim, vejamos:

 

“9 Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como vocêe seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!” Apocalipse 22:9 (NVI-PT)

 

Ademais, o autor recebeu ordem da parte de Deus para profetizar.

 

“3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3 (ARC)

 

“19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:” Apocalipse 1:19 (ARC)

 

E por último, o autor deixa bem claro que o seu livro se trata de um livro de profecias:

 

“11 E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.” Apocalipse 10:11 (ARC)

 

“7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7 (ARC)

 

“10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo.” Apocalipse 22:10 (ARC)

 

“18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;” Apocalipse 22:18 (ARC)

 

Portanto, existe uma corrente que crê que existia um João, que era um profeta, e que ele tenha escrito o livro de apocalipse.

 

Eu pessoalmente estou de acordo com a teoria de que o apóstolo João tenha sido o autor do livro de Apocalipse, seguindo a igreja Assembleia de Deus Chile.

 

 

Em que data foi escrito o livro de Apocalipse?

 

Existem várias teorias sobre qual seria a data correta para o livro. Eu vou citar as duas mais conhecidas.

 

  • 69-70 DC

 

Muitos eruditos e historiadores acreditam que o livro de apocalipse tenha sido escrito quando Nero era Imperador de Roma, porque o livro foi escrito quando a igreja sofria perseguição.

 

Além disso, muitos creem que o livro faz alusão ao templo de Jerusalém, e o templo de Jerusalém foi destruído em 70 DC.. Vejamos os versículos que sugerem que o templo, todavia não havia sido destruído:

 

“9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.” Apocalipse 6:9 2009 (ARC

 

“1 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

2 E deixa o átrio que está fora do templo e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses.” Apocalipse 11:1 e 2 (ARC)

 

Se levarmos em consideração o versículo de apocalipse 17:8-10 também poderíamos sustentar que Nero seria o sexto imperador, quando se supõe que o livro tenha sido escrito, vejamos:

 

“ 8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá. 9 Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. 10 E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.” Apocalipse 17:8-10 (ARC)

 

Vejamos como seria a lista se considerarmos todos os imperadores:

 

1 – Julio Cesar

2 – Augusto

3 – Tibério

4  – Calígula

5 – Cláudio

6 – Nero

7 – Galba

8 – Oto

9 – Vitelio

10 – Vespasiano

11- Tito

12 – Domiciano

 

Logo, muitos eruditos pensam que a melhor data para o livro seria entre 69-70.

 

  • 96 DC

 

Muito embora a primeira teoria seja excelente, a maioria dos eruditos creem que o livro tenha sido escrito em uma data posterior. A maioria acredita que a melhor data seria 96 DC, quando Domiciano era Imperador Romano.

 

Primeiramente cumpre esclarecer que historicamente o Imperador Domiciano era chamado de “Outro Nero” ou “Nero calvo” , conforme está escrito em Juvenal, Satiras, iv 37,38; e Marcial, Epigrames I.33.. O que colaboraria com a teoria dos primeiros cristãos de que o anticristo seria o imperador Nero Ressuscitado, e muitos creiam que Domiciano era o próprio Nero ressuscitado.

 

Além disso, o Imperador Domiciano foi quem instaurou o culto ao imperador de maneira obrigatória por todo império. Nesses dias o culto ao imperador na verdade era uma prova de lealdade pelas pessoas que participavam do mesmo ao imperador reinante. Portanto, a lealdade dos cidadãos era medida através da participação ao culto ao imperador, e quem não participava do culto era perseguido pelo Imperador. Essa seguramente foi a época de perseguição mais feroz aos cristãos.

 

Irineu e Eusébio considerados pais da primeira igreja, afirmam em seus livros “Historias Eclesiásticas” e “Adv. Haer”, que o livro de Apocalipse havia sido escrito quando Domiciano era Imperador Romano. Somando-se a esse testemunho temos outras autoridades: Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo.

 

A carta escrita pelo autor do livro de Apocalipse para as sete igrejas também sugere uma data posterior a 70 DC. De acordo com Policarpo, não existia igreja cristã na cidade de Esmirna no tempo em que Nero foi imperador, logo, seria impossível ao autor escrever a uma igreja inexistente, sendo, portanto, um dato histórico que joga em contra a data de 70DC para a composição desse livro.

 

Se considerarmos o versículo de Apocalipse 17:8-10, e que o autor em essa lista de Reis Romanos tenha sugerido apenas os imperadores mortos que foram declarados deuses pelo Senado Romano,a lista seria a seguinte:

 

1 – Cesar

2 – Augusto

3 – Claudio

4 – Vespasiano

5 –  Tito

6 – Domiciano

 

De acordo com essa lista, o livro haveria sido escrito no tempo do sexto imperador romano, que no caso seria Domiciano.

 

Além disso, existem testemunhos escritos por Policarpo, Irineu, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Eusébio e Jerônimo de que o apóstolo João tenha sido exilado na ilha de Patmos quando Domiciano era Imperador.

 

Por todas essas razões, a maioria dos eruditos concordam que a data mais provável para a composição do livro tenha sido 96 DC.

 

 

 

 

Proveniência do livro? 

 

De acordo com o autor do livro o mesmo foi escrito na Ilha de Patmos, vejamos:

 

“9 Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,”  Apocalipse 1:9-10 (ARC)

 

Existem aproximadamente 6.000 (seis mil ilhas) gregas, das quais 227 são habitadas.  As ilhas se encontram em sua maioria no mar Egeu e são divididas em 7 grupos:

 

1 – Ilhas do mar Jônico (Ilhas Jônicas) : Zakynthos, Ithake, Corfou, Kefalonia, Kythira, Lefkada, Paxi

 

2 – Ilhas do Golfo Sarônico: Egina, Poros, Hydra, Spetses

 

3 – Ilhas do norte do mar Egeu : Lesbos, Lemnos, Samos, Chios, Samoutraki

 

4 – Esporades: são ilhas que estão no noroeste do Mar Egeu: Alonnisos, Skiathos, Skopelos, Skyros

 

5 – Ilhas do Dodecaneso: é um complexo de ilhas no sudeste do mar Egeu. As mais conhecidas são Patmos,Rodes, leros, Kalymno, Kos, Nissiros, Tilos, Simi, Karpathos, Kassos, Kastellorizo, Astipalaya

 

6 – Creta

 

7 – Cíclades: essa palavra significa “circular”, e se trata de um grupo de ilhas que ficam ao redor da ilha sagrada Delos. Esse grupo são aproximadamente de 56 ilhas, as mais famosas são: Andros, Kythnos, Kea, Syros, Tinos, Mykonos,Santorini,Delos, Anafi, Amorgos,Paros, Antiparos, Naxos,Sifnos, Los,Folegandros, Kimolos, Milos, Serifos

 

A ilha de Evia, apesar de ser a segunda maior ilha da Grécia, possui um caráter um pouco continental, vez que possui duas pontes que a ligam com o continente.

 

Bom, como estamos estudando o livro de apocalipse, vamos concentrar agora mais sobre a ilha de onde o autor do livro nos escreveu. A ilha de Patmos faz parte do grupo Dodecaneso, que significa “doze ilhas”, em referência as doze maiores ilhas desse arquipélago do Mar Egeu. Esse arquipélago possui aproximadamente 163 ilhas, sendo apenas 26 habitadas.

 

A ilha de Patmos é mundialmente conhecida como a ilha sagrada, onde o apóstolo João escreveu o livro de Apocalipse, e fica localizada a 55 km da costa da Turquia. Possui uma área de 34,6 km e aproximadamente 2.700 habitantes.

 

Essa ilha é dividida em duas partes (norte e sul), sendo formada por montes relativamente baixos, sendo o mais alto chamado Profitis Ilias (269m).

 

Em 1981 a ilha de Patmos foi declarada “Terra Santa” pelo parlamento grego. E em 1999 foi declarada como Centro histórico pela Unesco.

 

Atualmente existem dois pontos turísticos super importantes na ilha, a “ Santa Gruta do Apocalipse” lugar de onde se supõe que o apóstolo João escutou a voz de Deus, e também o “Santo Monastério do Apocalipse”. Que se trata de um castelo construído em 1088 pelo monge Christodoulos Ltrinos, onde abriga um monastério.

Os italianos usaram parte dessa ilha para abrigar a Ordem Italiana Dodecanese de 1912 a 1943.

 

 

 

 

 

Destinatários do livro de apocalipse?

 

O autor do livro também deixa bem claro para quem está enviando sua carta, vejamos:

 

“4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;” Apocalipse 1:4 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

 

A carta está direcionada as sete igrejas da Ásia Menor, que seriam: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia.

 

Também poderíamos dizer que se trata de um livro universal, já que se passaram muitos anos desde que foi escrito e, todavia, podemos aprender com ele.

 

 

 

Em que contexto histórico o livro de Apocalipses foi escrito?

 

O livro foi escrito quando a igreja estava em um tempo de perseguição atroz provavelmente durante o Império de Domiciano, o qual demandava que todos os cidadãos o adorassem como um deus. Os cristãos que se recusavam a praticar o culto ao imperador poderiam ser presos, torturados, ter seus bens confiscados ou até mesmo serem mortos.

 

Tudo indica que o apóstolo João foi exilado na ilha de Patmos, nesse período, de onde teve as visões e escreveu o livro.

 

 

 

 

Qual seria o versículo chave desse livro?

 

Poderia ser

 

“19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:” Apocalipse 1:19 (ARC)

  

“8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;” Apocalipse 5:8-9 (ARC)

 

“6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-Poderoso, reina.” Apocalipse 19:6 (ARC)

 

“11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. 13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14 E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.” Apocalipse 19:11-16 (ARC)

 

 

 

 

Gênero Literário:

  

O livro de Apocalipse pertence a um tipo de literatura chamada apocalíptica.

 

O termo grego “apokalupto” significa desvendar, revelar. O termo grego “apokalupsis” significa revelação, desvendamento, visão profética.

 

Esta literatura se caracteriza por duas coisas principais:

  • As obras apocalípticas geralmente aparecem em tempos de perseguição e opressão politica. A linguagem utilizada parece incompreensível para as autoridades opressoras

 

  • A obra apocalíptica destaca a revelação por meio de visão cheia de simbolismo, e a interação do escritor com seres angelicais, os quais, explicam aspectos das visões.

 

Por isso, o livro deve ser estudado visão por visão, reconhecendo a verdade central de cada visão, e os elementos complementários que integram força a essa verdade central.

 

Esse gênero literário é difícil de interpretar inclusive pelo receptor original, conforme lemos em Daniel 7:15:

 

“15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me espantavam.” Daniel 7:15 (ARC)

 

 

 

 

Maneiras de Interpretação do livro de Apocalipses?

 

Ao decorrer da história várias e distintas formas de interpretação floresceram na teologia. Vejamos:

 

  • Escola Alegórica: Esta escola originou-se em Alexandria, sendo a visão de Clemente e Orígenes de Alexandria. De acordo com essa escola não se pode ler o livro interpretando literalmente, toda a obra seria uma alegoria do conflito entre o bem o mal, com a eventual vitória do bem. Essa escola não reconhece as profecias específicas.

 

  • Escola Pretérita: esta escola ensina que a visão do livro de apocalipse é um registro de conflito entre a igreja apostólica e o império romano. Se trataria de uma “historia simbólica” sem caráter profético. O valor dessa escola está em reconhecer a vigência do conteúdo do livro dentro do seu contexto histórico, levando-se em consideração os destinatários originais. O único incorreto seria pensar que todos os eventos do livro já tenham sucedido.

 

  • Escola Histórica: os teólogos que propuseram essa interpretação consideram que o livro trata de uma apresentação simbólica da história eclesiástica. Foi uma interpretação muito popular na época da reforma protestante, porque pensavam que o papa seria o anticristo.

 

  • Escola Futurista: Esta é a escola preferida da maioria dos evangélicos. Essa escola interpreta os eventos a partir do capítulo 4 em relação com a situação mundial imediatamente após a segunda vinda de Cristo e o milênio. Alguns entendem que as cartas as sete igrejas seria sete épocas da historia eclesiástica. Os selos e trombetas representaria aspectos da Grande Tribulação, da qual a igreja não participara. Com relação ao momento do arrebatamento os teólogos se dividem em Pre-tribulacionistas, Meia-tribulação, e Post-tribulação.

 

  • Escola Idealista: Estes intérpretes consideram o livro de apocalipse atemporal. Suas visões não guardariam relação com eventos históricos, mas apenas com princípios, e abstrações sobre o poder de Deus e seus adversários. O grave problema desse método de interpretação é que ignora as profecias messiânicas.

 

 

Em resumo, o livro de Apocalipse é um livro profético que diz respeito sobre as condições que existirão quando Jesus voltar por segunda vez, e portanto, a melhor interpretação seria a oferecida pela Escola Futurista.

 

Apesar de crer na Escola Futurista é inegável que o livro foi fonte de grande apoio e ajuda aos leitores originais que estavam sofrendo perseguição do Imperador Romano. Afinal, este livro continua sendo até hoje fonte de ânimo para todos os crentes, em qualquer lugar do mundo, e em qualquer momento da história. O tema do livro é que Jesus é Senhor dos Senhores, e que os confiam Nele obterão a vitória final.

 

 

 

 

Conceitos de arranjos do livro de Apocalipse

 

Existem três tipos de conceitos criados pelos teólogos para que possamos interpretar o livro de Apocalipses. Esses conceitos se tratariam da maneira como podemos compreender os eventos do livro, se seriam de maneira sucessiva, paralela o sincronológica. Vejamos:

  • Conceito telescópico

 

Esse conceito leva em consideração o que diz o autor do livro sobre as coisas que foram, as coisas que são, as coisas que irão acontecer. O que significa que o livro deveria ser interpretado de maneira cronológica, levando em consideração a ordem dos acontecimentos.

 

Então, o capítulo 1 seria o passado, o capítulo 2 e 3 o presente, e o capítulo 4-22 seria o futuro.

 

  • Conceito das profecias paralelas

 

Esse conceito interpreta o livro de apocalipse assim como o sonho de José, no livro de Gênesis.

 

Em Genesis 41:14  e 25-28

 

“14 O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó.” Gênesis 41:14 (NVI-PT)

  

“ 25 “O faraó teve um único sonho”, disse-lhe José. “Deus revelou ao faraó o que ele está para fazer. 26 As sete vacas boas são sete anos, e as sete espigas boas são também sete anos; trata-se de um único sonho. 27 As sete vacas magras e feias que surgiram depois das outras, e as sete espigas mirradas, queimadas pelo vento leste, são sete anos. Serão sete anos de fome. 28 “É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer. “Gênesis 41:25-28  (NVI-PT)

 

Assim como os sete anos de abundância e os sete anos de seca são paralelos, a interpretação ao livro de apocalipse também seria a mesma. Deveríamos considerar os sete selos e as sete trombetas profecias paralelas, e os sete anjos e as setes trombetas também paralelos. Total, de acordo com essa interpretação existiria apenas uma série de sete elementos, e seu paralelo, outra série de sete eventos e seu paralelo.

 

Note-se que na visão sobre os setes selos, o sétimo selo começa as sete trombetas (apocalipse 8:1 e 2). Portanto temos seis selos e sete trombetas, em um total de 13 eventos.

 

Portanto, esses últimos 13 eventos devem ser interpretados como a conquista da cidade de Jerico por Josué. Quando o povo de Israel marchou pela cidade uma vez por seis dias, e no sétimo dia marcharam 7 vezes ao redor da cidade, em um total de 13 vezes, conforme lemos no livro de Josué capítulo 6.

 

Logo teríamos os paralelos entre os selos e anjos, e os paralelos entre as trombetas e taças, podendo considerar um ponto de vista celeste e um ponto de vista terreno:

 

Selos Anjos
 

“ 2 Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer.” Apocalipse 6:2

 

“6 Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo. 7 Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”. Apocalipse 14:6-7  (NVI-PT)

 

 

 

 

Apocalipse 6:3-5 (NVI-PT)

 

3 Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: “Venha!” 4 Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.

 

5 Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: “Venha!” Olhei, e diante de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança.

 

 

 

“8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: “Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição!”” Apocalipse 14:8 (NVI-PT)

 

 

 

Apocalipse 6:5-6  (NVI-PT)

 

5 Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: “Venha!” Olhei, e diante de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança. 6 Então ouvi o que parecia uma voz entre os quatro seres viventes, dizendo: “Um quilo[a] de trigo por um denário[b], e três quilos de cevada por um denário, e não danifique o azeite e o vinho!”

 

Apocalipse 14:9-11  (NVI-PT)

 

9 Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: “Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, 11 e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite”.

 

 

Apocalipse 6:7-8 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: “Venha!” 8 Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades[a] o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.

 

 

Apocalipse 14:12-13  (NVI-PT)

 

12 Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

 

13 Então ouvi uma voz dos céus dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”.

 

Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

 

 

Apocalipse 6:9-11  (NVI-PT)

 

9 Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. 10 Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” 11 Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.

 

 

Apocalipse 14:17-20  (NVI-PT)

 

17 Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada. 18 E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: “Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!” 19 O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus. 20 Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros[a].

 

 

Apocalipse 6:12 (NVI-PT)

 

12 Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue

 

 

 

Apocalipse 7:1-4 (NVI-PT)

 

“7 Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore. 2 Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: 3 “Não danifiquem, nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus”. 4 Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel.”

 

 

Apocalipse 14:17-20 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

 

17 Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada. 18 E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: “Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!” 19 O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus. 20 Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros[a].

 

Apocalipse 8:1-6  (NVI-PT)

 

 

1 Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora.

 

2 Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

 

3 Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 5 Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.

 

6 Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.

 

 

 

Apocalipse 15:1 até 16:1

 

 

Apocalipse 15:1  (NVI-PT)

 

15 Vi no céu outro sinal, grande e maravilhoso: sete anjos com as sete últimas pragas, pois com elas se completa a ira de Deus.

 

 

 

Trombetas Taças
Apocalipse 8:7 Ap 16:2
Apocalipse 8:8-9 Ap 16:3
Ap 8:10-11 Ap 16:4-7
Ap 8:12-13 Ap 16:8-9
Ap 9:1-12 Ap 16:10-11
Ap 9:13-21 Ap 16:12-14
Ap 10:7 Ap 15: 17-21

 

 

  • Conceito Sincronológica

 

Essa escola acredita nas teorias paralelas, de que sim haverá uma série de sete acontecimentos, mas entretanto, esses acontecimentos ocorreriam durante o mesmo período de tempo, até que sucedera o fim dos últimos tempos.

 

 

Essa seria a primeira parte do estudo bíblico sobre o livro de Apocalipse. Espero que tenha sido útil pra vc! Para os próximos posts a intenção é escrever uma análise sobre o livro, estudar as interpretações escatológicas, visões, e as cartas as setes igrejas.

 

Estudo realizado após a leitura dos seguintes livros: “ O novo testamento interpretado versículo por versículo, autor R.N. Champlin, editora Hagnos, vol. 6. E também através da leitura do estudo “ Introduccion a La bíblia, Estúdio #58 – El Nuevo Testamento”, autor Stuart Allsop, texto em espanhol.

 

 

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Muito obrigada por visitar o blog!!!

 

Saludos,

 

Emiliana Sábio P. Valente

 

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